Receba notícias, dicas e materiais para ter
uma
web rádio de sucesso!

 
 

Web TV: tudo que você precisa saber para criar a sua

Web TV: tudo que você precisa saber para criar a sua

A revolução digital com o crescimento da internet criou formas novas de fazer coisas velhas. E a TV não saiu ilesa nesse processo de transformação. Apesar de ainda ser um importante canal de entretenimento e divulgação, é lentamente substituída pelos vídeos online, plataformas de streaming e a Web TV.

Um dos grandes chamarizes da TV online é a democratização e acessibilidade. Isto significa que qualquer pessoa com acesso à internet e um celular e/ou computador, pode criar conteúdos audiovisuais e divulgá-los, gratuitamente, em suas redes sociais ou sites específicos como o YouTube.

Além disso, a Web TV permite a criação de conteúdo personalizado para o tipo de público que se deseja atingir, dando ao usuário o poder de escolher quando, onde e quantas vezes consumirá o material, sem ficar preso à grade de horário do canal.

O Brasil é hoje o segundo maior produtor de vídeos no YouTube, e estudos apontam que só no primeiro trimestre deste ano, 98% dos brasileiros consumiram vídeos online.

A mesma pesquisa revela ainda que 92% das pessoas preferem utilizar o aparelho televisor para assistir conteúdo online, revelando o crescimento exponencial do mercado audiovisual virtual e a preferência pela tela da TV para esta experiência.

Os dados que trouxemos são mais que o suficiente para expor o quão vantajoso é investir na criação de sua própria Web TV. Um mercado em expansão e que ainda tem muito a ser explorado.

Neste guia, trouxemos todas as informações necessárias para dar início a sua Web TV. Confira!


Primeiros passos para criar sua Web TV


Na Web TV o conteúdo é a grande estrela. Ele será o responsável por atrair, cativar e manter sua audiência. Daí a importância de sua escolha.

E ao contrário do que já foi, hoje a melhor opção para divulgar os seus vídeos é por meio de um site próprio com uma plataforma profissional, e não mais o YouTube. Tendo isso em mente, é importante que você conheça as opções disponíveis na web. Mas não se preocupe, a seguir explicaremos melhor cada um destes passos:


1. Definição do conteúdo

Existe muito material bom circulando pela internet hoje e, provavelmente, o assunto escolhido já foi abordado por alguém. E isso não é um problema, a quantidade de material produzido sobre um determinado conteúdo demonstra o quão relevante ele é. Conhecê-los é uma ótima forma de saber o que já foi explorado e como.

No assunto de sua expertise ou que deseja trabalhar é fundamental que o material criado seja raro, relevante e de qualidade. Reafirmando o valor de uma pesquisa geral sobre todo o conteúdo já publicado a respeito: vídeos e textos.

A próxima etapa para a construção do conteúdo da sua Web TV é a definição do público-alvo. Sim, é relevante conhecer quais os perfis de pessoas que terão interesse em seu material. Para tanto será preciso estudar o que gostam de assistir e necessidades. Pode ser interessante criar um formulário e divulgá-lo massivamente para recolher os dados.

Agora sim, iniciamos a construção do conteúdo. Divida o material em tópicos maiores que sigam uma sequência e tópicos menores, dentro de cada assunto geral, para orientar o roteiro, que deve ser construído individualmente para cada vídeo.

Por último, inicie a gravação. Escolha um local bem iluminado e sem ruídos, monte um cenário adequado, ou apenas uma parede em branco, fique bonito e perfumado, e capriche na gravação. Vale lembrar de articular bem as palavras e mostre que você domina o assunto.

Resumindo:

  1. Determine o assunto e pesquise todo o material já publicado sobre ele;
  2. Conheça seu público-alvo;
  3. Organize o conteúdo dos vídeos, em forma de roteiro, demonstrando o seu diferencial;
  4. Grave mostrando autoridade e marcando sua identidade.

2. Escolha da plataforma

A melhor forma de fazer a divulgação da sua Web TV é por um site próprio. Para isso você precisará de uma plataforma profissional para hospedar e divulgar os vídeos com qualidade, segurança e escalabilidade.

Estas plataformas centralizam a distribuição dos vídeos para o seu site, aplicativo e redes sociais. Sendo possível:

  • Gerenciar os vídeos por meio da própria plataforma;
  • Programar as playlists simulando uma TV 24 horas;
  • Personalizar players, altura, largura, AutoStart, skins e imagens de loading;
  • Agendar a grade de programação;
  • Acompanhar estatísticas diárias, semanais, mensais e anuais;
  • Gravar e transmitir conteúdos ao vivo.

3. Divulgação e monetização

Falaremos agora sobre dois pontos muito importantes: a monetização dos vídeos, ou seja, como rentabilizar para você ganhar dinheiro com a Web TV, e como divulgar o site e materiais produzidos.

Sobre a monetização, você poderá fazê-la vendendo assinaturas ou espaço para anúncios. A primeira, funciona exatamente como na Netflix, por exemplo, criam-se categorias de planos que darão acesso a x materiais, ou ainda, planos avulsos.

Ou criando espaços estratégicos no site para os anunciantes, pode ser um banner ou mesmo indicação durante o vídeo com link na descrição. É indicado que os anúncios sejam de produtos ou serviços que tenham alguma relação com o conteúdo divulgado na Web TV.

Por fim, chegamos à etapa mais importante depois da criação do conteúdo, que é a divulgação. De nada vale ter montado um excelente material, de ótima qualidade, se ninguém o vê. Por isso, o sucesso da sua Web TV depende do investimento na divulgação.

Nossas dicas são:

  1. Crie perfis e páginas em todas as redes sociais relevantes para o conteúdo da sua Web TV;
  2. Divulgue teasers do conteúdo nestas redes;
  3. Publique o material no Facebook, Instagram, TikTok etc., considere investir nos anúncios pagos para aumentar o público atingido;
  4. Monte uma base de dados, recolhendo o e-mail por meio de formulários, e envie newsletters periódicas;
  5. Estabeleça parcerias com outros canais que criam conteúdo parecido com o seu, e peça que divulguem seu site, redes sociais e perfis;
  6. Faça descrições atrativas e personalizadas para cada vídeo, use tags e técnicas de SEO.

Esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas sobre como criar sua Web TV. Com tudo pronto para dar início a este projeto conte com a KSHOST, confira nossos planos e tire suas dúvidas.

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário