Receba notícias, dicas e materiais para ter
uma
web rádio de sucesso!

 
 

Saiba como aumentar de forma eficiente a audiência da sua rádio

Saiba como aumentar de forma eficiente a audiência da sua rádio
Quem tem uma emissora de rádio sabe da importância de se ter uma boa base de ouvintes. Por meio deles, é possível atrair mais anunciantes, que trazem verba para a rádio. Porém, para que um anunciante se interesse em investir na sua rádio é necessário ter um número considerável de ouvintes. Trata-se de um ciclo que envolve a emissora, o anunciante e a audiência.

E para atrair cada vez mais ouvintes para a sua rádio, são necessárias algumas ações voltadas para esse meio de comunicação. E para isso, existem algumas maneiras interessantes de fazer a sua audiência aumentar.

Entenda melhor o seu público-alvo


Para começar, o fundamental é conhecer bem o público ao qual a rádio está destinada. Num primeiro momento podemos ter uma ideia para qual segmento vamos focar o conteúdo da rádio. Porém, à medida que esse meio de comunicação for crescendo e se desenvolvendo, é possível ter ainda mais dados.

Pode-se ainda compreender quais formatos de conteúdo são mais relevantes para os ouvintes da sua rádio. Nesse caso, além do conhecimento antecipado do público-alvo, é importante observar as principais métricas relacionadas à sua rádio. Qual programa gera mais interação? Qual tem mais ouvintes por um maior tempo? Tudo isso pode ser analisado e ao mesmo tempo convertido em informações.

Esses dados podem contribuir para desenvolver uma estratégia em cima daquele determinado conteúdo. E independente de qual seja o formato da sua rádio, é possível ter grandes ideias para aumentar a audiência.

Fortaleça a relação com os ouvintes nos meios disponíveis


Essa é outra maneira de aumentar a audiência da rádio. Para começar, esteja presente nas redes sociais com maior alcance dos usuários, ou seja, Facebook e Instagram. Nesses locais é possível investir não só na divulgação dos conteúdos da rádio como também gerar interação.

Estamos falando de formatos desenvolvidos para gerar interesse dos usuários. Temos gifs, memes e vários outros conteúdos que tem como principal objetivo ser interessante para aquela pessoa. Pode-se ainda fazer a cobertura de eventos com lives ou fazer votações sobre o assunto a ser tratado em um programa. Tudo é relevante e pode ser usado a favor do ouvinte da rádio.

Porém, o principal é sempre interagir com o usuário. Se um ouvinte envia uma sugestão, vale citar o nome do mesmo durante o programa. Se tiver algum comentário, responda. Caso tenha algum ponto negativo, esse é o momento de transformar uma crise em oportunidade.

Caso seja alguma reclamação relacionada à rádio, vale a pena criar uma estrutura de comunicação para isso. Um texto, de preferência já estipulado, que indique uma posição e uma ação da rádio. Por exemplo: teve uma promoção cujo resultado foi questionado? É interessante falar da posição da rádio, de ser contra fraudes, e que a reclamação apresentada está sendo levada em consideração.

Se realmente for comprovado o erro da rádio, uma retratação deve ser feita. Isso inclui expor uma informação errada. Quanto mais rápido isso for feito, menores serão os efeitos negativos desse evento para a imagem da rádio.

Invista na tecnologia para proporcionar melhorias


Esse é outro ponto que contribui muito para aumentar a audiência da rádio. Para começar, a web rádio é um meio que está ganhando espaço cada vez maior. Através da internet, é possível ter uma emissora com diversas vantagens.

Para começar, a web rádio tem mais facilidade de ser implementada. Isso porque depende exclusivamente de um meio para ser publicada. Além disso, como se trata de um rádio na web, é possível agregar valor de diversas maneiras para a sua audiência. Isso significa criar artigos, desenvolver materiais ricos como e-books e muito mais. Tudo isso dentro de uma estratégia já estabelecida.

Gostando do artigo?
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog.

 


Além disso, não podemos nos esquecer de que é possível atingir um espaço muito maior com a web rádio. No meio tradicional, a transmissão de um rádio é limitada por um espaço geográfico. Isso quer dizer que por mais que você tenha um público forte em todo o Brasil, apenas um espaço será coberto por aquele sinal.

Com a web rádio, essa limitação de espaço não existe. Como a transmissão é feita através da internet, o que define a qualidade da transmissão é a conexão. Mesmo não precisando de uma grande quantidade de internet para ter acesso à emissora, estar conectado é fundamental. E isso pode acontecer de locais diferentes de um mesmo estado ou até mesmo em outro país, dependendo da estrutura da rádio.

Além disso, muitas rádios estão investindo em aplicativos para melhorar a experiência do ouvinte. Através disso, é possível criar lembretes, classificar um programa como bom e ainda consumir conteúdos desenvolvidos para aquele aplicativo. Mas, seja qual for a ação escolhida, é fundamental escolher uma empresa que faça esse serviço da melhor forma.

Como escolher a melhor plataforma de rádio online?


Se você se interessou em criar uma web rádio, deve antes de tudo pesquisar as plataformas que hospedam essas emissoras. Pode-se, inclusive, ter uma rádio tradicional (AM/FM) e ainda ter essa mesma rádio online. Porém, é necessário ter uma estrutura já estabelecida.

No geral, investir apenas na rádio online já traz muitos resultados positivos. Mas, para isso, a empresa que disponibiliza essa plataforma deve ser de confiança. Isso significa que a mesma deve proporcionar diversos recursos que vão contribuir para o sucesso da rádio. Quanto maior for essa especialidade da empresa, melhores serão os resultados da sua emissora online.

Além disso, analise os clientes que essa plataforma já atendeu. No site da empresa é possível ver isso. Com essa informação, você não só saberá a confiabilidade da plataforma como também quais emissoras do seu nicho a mesma atendeu. Una isso com as suas estratégias e a audiência vai aumentar cada vez mais.

Atrair mais ouvintes é um desafio diário, que envolve muita dedicação a ações voltadas para isso. E o bom resultado da audiência é proporcional a esses esforços. Por isso que este deve ser um trabalho constante e de qualidade, assim a audiência será de qualidade. Isso reflete nos programas da rádio assim como os anunciantes interessados em contribuir para a rádio.

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário