Receba notícias, dicas e materiais para ter
uma
web rádio de sucesso!

 
 

Rádio Online - Mensuração e controle de audiência

Rádio Online - Mensuração e controle de audiência

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Insira aqui seu e-mail para ouvir os posts da KSHOST.

Como qualquer veículo de comunicação o rádio na internet depende também de uma excelente audiência, considerando que ela será um dos seus principais argumentos para a gestão comercial.

 

É extremamente importante que você esteja sempre acompanhando os dados de audiência e fazendo uma tabulação deles para espelhamentos e comparação dos resultados mês a mês, desta forma conhecer se ela tem sido crescente ou decrescente e entender os dias e horários de maior pico e com estes dados poder criar ações que visem à melhoria contínua do conteúdo de sua programação.

 

A mensuração deve ser contínua e deve fazer parte integrante do seu processo de gerenciamento da emissora e nela deverão conter além da audiência de quantos ouvintes estão ouvindo a emissora, também os dados de acessos ao site, aplicativo mobile e redes sociais, afinal todos estes meios deverão fazer parte do seu pacote de negociação comercial.

 

Como medir a audiência?


As estatísticas podem ser encontradas facilmente por meios de recursos que você encontra em seu próprio painel de controle oferecido pela empresa de streaming, como é o caso da KSHOST que oferece todo monitoramento de forma fácil para que você consiga mapear sua audiência. Para consulta de audiência mobile existem aplicativos para plataformas Android como, por exemplo, o “StreamHype” e para iOS o “RadioMonitor” que são excelentes para acompanhar a sua audiência online real.

 

Google Analytics


Para monitorar a audiência do site, você pode e deve usar o Google Analytics que é uma das plataformas mais usadas no mundo para mensuração da audiência de conteúdo de sites, por este mecanismo você consegue mensurar todos os acessos que o site da sua rádio tem, quais os assuntos mais acessados, se acessam mais por Desktop, celular ou tablet, dias e horários de maiores acessos, perfil demográfico e geográfico, enfim, um sistema completo para você gerenciar sua audiência. Com todas estas informações, basta criar uma boa apresentação e colocar tudo nela para mostrar aos seus potencias investidores.

 

Redes sociais


Nas redes sociais o processo também é simples e as plataformas como o Facebook e Twitter oferecem painéis exclusivos para que você tenha acesso a toda movimentação do seu conteúdo, sabendo qual tipo de conteúdo seu público mais interage.

 

Comece hoje mesmo...


Mensurar a audiência é essencial para que você possa criar ações pontuais para melhoria e saber o que está dando certo e o que não está em sua programação ou sobre os conteúdos do site e redes sociais que você está produzindo. Além disso, o mercado irá exigir estas informações de você quando começar a trabalhar a parte comercial da emissora e independente do tamanho deste investidor é extremamente profissional você mostrar onde ele está investindo sua verba e o quanto sua emissora pode ser promissora de trazer bons retornos para ele. Portanto, inclua a mensuração de audiência em sua rotina de trabalho, aplique tudo em uma boa apresentação e a entregue para investidores e anunciantes com foco de viabilizar negócios para a sua rádio.

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário