Receba notícias, dicas e materiais para ter
uma
web rádio de sucesso!

 
 

Programação: Como ela impacta no sucesso da sua rádio online?

Programação: Como ela impacta no sucesso da sua rádio online?

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Insira aqui seu e-mail para ouvir os posts da KSHOST.

Com o declínio do consumo de conteúdo das mídias tradicionais nas últimas décadas, em decorrência do surgimento e fortalecimento das mídias digitais, especialmente de espaço como redes sociais, a rádio online ganhou forma e vida, agora dentro de uma ambiência que tem tudo para tornar essa mídia um verdadeiro sucesso. Algumas já conquistaram esse título, vale dizer, devido a sua rica e inovadora programação, além de outros fatores que verá no decorrer deste texto.

Por falar nisso, a programação de sua rádio tem feito ela conquistar o sucesso que almeja?

Bom, caso não, continue a leitura deste conteúdo e veja como uma boa programação pode impactar no sucesso da sua rádio online!

Audiência fiel


Conquistar e manter uma audiência fiel nem sempre é algo fácil, sobretudo nestes tempos, em que temos uma infinidade de mídias e aplicativos atraentes. No entanto, isso não é impossível, desde que a mídia tenha uma programação capaz de atrair a atenção do consumidor (para alguns teóricos da comunicação, música, filme e programas televisivos são, também, objetos de consumo). Mas, afinal, como conseguir isso?

Com base na análise de algumas rádios online de sucesso, elaboramos uma lista abaixo que resume os impactos que uma boa programação pode ofertar a uma rádio digital. Assumem, na verdade, papeis de dicas e de natureza informativa.

Uma boa programação foca no ouvinte


Quando focamos no interesse do ouvinte e não no nosso, as chances da rádio online se tornar um sucesso aumenta significativamente, pelo menos foi isso que percebemos ao analisar algumas rádios online. Isso é um fator de grande impacto. Elas desenvolveram sua programação levando em consideração o gosto musical e de assunto de seu público. Por considerar isso, conseguiram conquistar um público fiel, que se mantém junto a elas até hoje, acredita-se.

Hoje, o maior público da web são os jovens, segundo uma pesquisa desenvolvida pela E-commerce Brasil. Considerar isso pode fazer uma enorme diferença na programação de sua rádio online.

As rádios que pesquisamos contam, em sua programação, com uma agenda musical que varia entre pop nacional e internacional, rock, sertanejo, forró, MPB, entre outros gêneros.

Se perceber bem, a maioria dessas músicas são apreciadas por jovens. Isso, no entanto, não quer dizer que os mais experientes não as escutem.

Na verdade, a variação musical ocorre devido à região. No nordeste, gêneros como forró e pop internacional fazem um grande sucesso. Já no sul do Brasil, o sertanejo é gênero musical certo nas rádios tanto analógicas como digitais.

Portanto, para construir uma boa programação, deve-se considerar não somente o gosto musical de seu principal público, mas também a região onde a maioria se encontra. Tendo isso em vista, a sua rádio pode conquistar um público bem mais numeroso.

Atrair um público numeroso pode impactar a publicidade de sua rádio e fazer empresas da região contratar serviços de divulgação, aumentando assim a sua receita e sua capacidade operacional.

Tudo está muito interligado, se observar bem. Música de qualidade e voltada para o público-alvo de sua rádio, bem como a transmissão objetiva de conteúdos relevantes, podem resultar em bons ganhos financeiros.

Conteúdos de qualidade podem impactar positivamente a sua programação


Um outro elemento que observamos diz respeito à qualidade do conteúdo transmitido por uma rádio online. Uma boa programação não considera apenas a música como fator de diferenciação, mas também o conteúdo que transmite.

Segundo alguns especialistas, quando o locutor da rádio transmite informações com inteligência, ele pode conquistar mais ouvintes e impactar a sua rádio, fazendo com que ela se torna reconhecida perante não só o seu público estratégico, mas também diante da sociedade, em geral.

Vale trazer um apontamento importante, a nosso ver, informação de qualidade não significa falta de objetividade, pois é assim que os estudiosos tratam a questão. É importante que a programação seja objetiva, mas impactante o suficiente para fazer o público sentir o desejo de acompanhá-la amanhã, depois de amanhã e assim por diante.

Gostando do artigo?
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog.

 


A transmissão da programação deve ser envolvente, simpática, certeira e conquistadora


Algumas rádios da web utilizam as redes sociais para mapear os assuntos mais discutidos pelos cibernautas, como os trend topics do Twitter. Os trend topics do Twitter fornecem os assuntos mais discutidos em todo o mundo e no Brasil. Uma ótima forma de alimentar a sua rádio com conteúdos atualizados, capazes de garantir o envolvimento de seu público.

A naturalidade na programação de uma rádio digital é fundamental para o seu sucesso


Segundo alguns pesquisadores, muitos locutores de rádio ou donos de rádio não consideram o aspecto naturalidade em sua programação, razão pela qual muita delas chegam a fechar as portas antes mesmo de mostrarem todo o seu potencial. 

Para eles, hoje, a naturalidade é o segredo dos programas de sucesso. O locutor ou responsável pela rádio digital deve criar códigos linguísticos que sejam capazes de colocar a rádio lado a lado de seu público-alvo: de igual para igual.

Em outras palavras, uma programação forçada deve ser ignorada caso deseje que a sua rádio seja um sucesso. Certos locutores são, de fato, super talentosos, mas quando passam a forçar a barra, podem irritar o ouvinte, fazendo com que ele não escute mais a sua programação.

O ideal, apontam os estudiosos, é procurar falar naturalmente, usando as palavras que geralmente o seu ouvinte utiliza. Essa foi a receita adotada, por exemplo, pela Coca-Cola FM em sua programação, uma das rádios mais ouvidas na web, portanto que pode ser citada como um exemplo a se seguir.

Nessa mídia, percebe claramente a utilização de palavras de uso popular para se comunicar com o seu público e criar com ele uma conexão.

Em suma, para que a sua rádio consiga alcançar o sucesso que deseja, é preciso elaborar uma boa programação, que ofereça não só boas músicas, mas também conteúdos objetivos e de qualidade. Tudo isso dentro de uma lógica linguística que a coloque lado a lado de seu ouvinte. Agora que sabe a importância de uma boa programação para o sucesso de uma rádio online, o que está esperando para montar a sua? Se tiver precisando de uma ajudinha, é só entrar em contato conosco! 

Teremos o maior prazer em elaborar uma programação de sucesso para o seu negócio, utilizando para isso os recursos de nossa solução.

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário