Receba notícias, dicas e materiais para ter
uma
web rádio de sucesso!

 
 

Conheça 6 técnicas para melhorar a sua voz

Conheça 6 técnicas para melhorar a sua voz
O locutor é a cara de uma rádio, digamos assim, ele representa uma marca e pode aproximar ou afastar o público de acordo com a qualidade de seu trabalho vocal e também de sua simpatia. No segmento de web rádio isso não é diferente, aspectos como carregar a identidade da rádio e qualidade nas técnicas de voz são fundamentais.

Na web rádio, que cresce cada vez mais, há maior proximidade com o público, sendo esse um de seus diferenciais. Há, inclusive, espaços nos quais o locutor trabalha em frente às câmeras, a fim de produzir um conteúdo ainda mais interativo na internet. Esse contexto atual quebrou, em partes, o mistério por trás das vozes tão belas do rádio.

A voz é o instrumento de trabalho do locutor, independente da sua área de atuação, por isso, merece uma atenção muito especial. Muito além da beleza de uma voz bem preparada, temos que pensar em questões de saúde, já que o locutor usa com frequência e precisar manter todo o sistema envolvido na fala bem aquecido e exercitado.

Por isso, separamos este artigo com seis técnicas para melhorar a sua voz e ser um locutor excelente. Confira!

Controle a sua respiração


Como dissemos, há todo um sistema envolvido na emissão de sons da fala, em razão disso, é preciso treinar todos os músculos envolvidos para melhorar a qualidade do som. Um aspecto importante é a respiração que, quando bem controlada, permite maior qualidade da voz e ajuda a prevenir problemas de saúde no futuro.

Um bom exemplo desse tipo de treino é deitar no chão com um livro apoiado na barriga. Ao inspirar pelo nariz e expirar pela boca, o objetivo é não mexer o livro ou ao menos o mínimo possível. Lembrando que o ritmo da respiração deve ser lento, a fim de aumentar a sua concentração nesse movimento para executar com precisão.

Como aquecer ou desaquecer a voz


Quando praticamos esportes normalmente usamos técnicas para aquecer os músculos, a fim de evitar ocorrência de lesões. Esse mesmo raciocínio é aplicado quando usamos todo o aparelho vocal, composto também por músculos e pregas vocais. Então, nada de trabalhar sem aquecer a voz antes.

Para isso, há várias opções tanto para aquecimento ou desaquecimento da voz. Para aquecer a voz é bom produzir sons como o famoso "trrr" e para os lábios é bom emitir o "brr", muito comuns para preparação antes de trabalhar. Para desaquecimento é recomendado beber água, fazer bocejos e ficar em silêncio por ao menos 20 minutos.

Atenção à hidratação e alimentação


O que o locutor ingere tem muita influência na saúde das pregas vocais, responsáveis pela emissão do som. Para manter a hidratação é necessário beber bastante água. Já os alimentos, recomenda-se evitar aqueles que são muito cítricos, ácidos e gordurosos. Isso porque eles podem potencializar casos de refluxo, prejudicial para aqueles que têm a voz como instrumento de trabalho.

Gostando do artigo?
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog.

 


Já dentre os alimentos recomendados temos a maçã como a aliada do locutor. Ela possui uma capacidade chamada de adstringente, que nada mais é do que limpar a garganta e ajudar na qualidade da voz. A alimentação, então, entra na lista como uma boa prática junto às técnicas para exercitar a voz.

Mantenha o relaxamento da voz


Agora, pensando na dicção, que é a capacidade de pronunciar as palavras bem e em um ritmo claro para o ouvinte, temos alguns exercícios interessantes. Falar de forma articulada é marca registrada dos locutores de rádio. Não é apenas uma qualidade, mas também uma obrigação para os profissionais do ramo.

Por isso, exercite sua dicção de uma forma simples. Um exemplo é o exercício de apoiar os dedos anelar e indicador no nariz, sem apertar, tapando uma pequena parte da respiração. Depois faça o som de abelha, o "hmm" com a boca fechada. Tente manter por um minuto e faça descansos de 30 segundos em três repetições.

Abuse dos trava-línguas


Os trava-línguas são usados por diversos profissionais para melhorar também a dicção, seja por locutores, cantores e outros que precisam falar muito em seu trabalho. São aquelas frases populares que são divertidas e colaboram para pronunciar melhor e controlar também a velocidade da fala sem prejudicar a pronúncia dos fonemas.

Coloque na sua lista "Três pratos de trigo para três tigres tristes", "a rã arranha a aranha" e também "língua custosa eu sei falar água cheira chitangua tanguarita oratangua”. Essas frases podem não fazer sentido algum, mas os resultados para treinamento são ótimos.

Por isso, treine usando essas e outras, variando sempre a velocidade e coloque obstáculos, como o lápis na boca, para intensificar o exercício.

Fortalecimento do diafragma


O diafragma é um músculo envolvido diretamente na nossa respiração. Quando treinado, aumentamos a capacidade respiratória e melhoramos o nosso timbre de voz. Para isso, siga os passos: primeiro, ajuste a sua postura e deixe ombros e peito parados, em seguida coloque as mãos sobre a barriga para verificar a movimentação correta.

Os exercícios são simples: respirar de forma ofegante, tipo um cachorro mesmo, com a boca aberta; fazer como se estivesse tomando bebida por canudinho; respirar como se estivesse fazendo muita força. Esses são apenas alguns exemplos para ajudar a fortalecer o seu diafragma.

Lembrando que, enquanto profissional locutor, é preciso manter visitas regulares ao oftalmologista, a fim de verificar a saúde e prevenir a ocorrência de doenças e demais problemas ligados ao aparelho que realiza a emissão de som, como os calos nas pregas vocais, por exemplo. Além das técnicas, é bom consultar um profissional quando houver algum problema, por mínimo que seja.

No mais, é colocar em prática as técnicas para melhorar a sua voz. Seja para aperfeiçoar a capacidade de respiração ou dicção, o interessante é manter esse treinamento como um hábito, realizar diariamente mesmo.

Assim, você terá muito mais qualidade em sua voz, preserva a saúde do trato vocal e pode também oferecer um trabalho de excelência enquanto locutor no mercado da locução de rádio online.

Quer montar sua própria web rádio? Conheça os nossos recursos exclusivos, acesso nosso site para saber mais!

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário