Receba notícias, dicas e materiais para ter uma
rádio online ou web tv de sucesso!

 
 

Como explorar o Whatsapp para ter maior interatividade com sua audiência

Como explorar o Whatsapp para ter maior interatividade com sua audiência

O aplicativo WhatsApp pode ser um recurso muito valioso para aumentar a interatividade com a audiência da sua Web rádio ou Web TV. Isso se dá em função não apenas de todos os recursos que o aplicativo oferece, mas também graças à preferência que o público brasileiro tem por ele.

Para entender melhor a relevância do WhatsApp no cenário comunicacional do nosso país, e como explorá-lo para alavancar a interatividade da sua audiência, continue lendo este artigo!

Porque não deixar o WhatsApp de lado?


É muito importante criar um plano de atividades que inclua o uso do WhatsApp nos recursos de interação com a sua audiência. Isso se dá em razão do fato de que 120 milhões de brasileiros são usuários desta rede.


Além disso, vale notar ainda que de todos os acessos à Internet realizados no país, mais de 80% ocorrem por meio de smartphones. Por isso, é muito provável que esta seja uma das principais mídias de acesso a sua Web rádio ou canal de streaming. Neste contexto, saiba também que 98% dos brasileiros que utilizam smartphones utilizam também o WhatsApp.


Todos estes dados indicam que o aplicativo é um meio ideal de se comunicar com a sua audiência. Ele oferece amplo acesso aos seus ouvintes ou expectadores, com a vantagem adicional de fornecer diversos recursos que, se bem utilizados, podem agregar muito mais valor ao seu canal.


Já está convencido de que o WhatsApp tem o potencial de alavancar a interatividade da sua emissora? Então continue lendo para descobrir como utilizá-lo a seu favor!

Abra um canal de comunicação ágil


Com o advento da Internet e, posteriormente, dos smartphones, as mídias comunicacionais passaram por uma revolução. A comunicação que era basicamente em mão única, ganhou via de mão dupla. Além disso, para os canais que já abriam espaço à participação da audiência, estes recursos aceleraram enormemente a velocidade na troca de informações, que antes dependia de cartas ou telefonemas.


Ou seja, o WhatsApp elimina muitas barreiras de comunicação entre você e o seu público. Ele agrega muita velocidade à troca de informações e possibilita o gerenciamento dos contatos com uma equipe reduzida e muito menos logística.


Por isso, reserve uma linha telefônica apenas para o uso com o APP. O próximo passo é divulgar amplamente este canal de contato em toda a sua programação. Por meio dele, além das sugestões que você verá a seguir neste artigo, a sua própria audiência lhe dará insights de como melhorar a comunicação e a interatividade.

A sua audiência à frente da programação


Com o aumento na facilidade de interagir, você abrirá para o seu público muito mais espaço na sua programação. Assim, um dos usos mais simples para fazer com que o WhatsApp contribua para a interatividade na sua plataforma é investir na opinião do seu público.


Alguns meios pelos quais o app pode contribuir para que a sua audiência se sinta valorizada são:


Aumente o espaço para pedidos de músicas ou pautas


Este aspecto é crucial independente do perfil do seu canal de comunicação, seja uma Web rádio, FM, AM, Web TV, etc. Utilize o app para entender melhor o que a sua audiência deseja ver ou ouvir.


É importante abrir um espaço para que peçam músicas, definam pautas, entreguem notícias. Esta estratégia pode ser aplicada em toda a sua grade ou em programas específicos. Ou seja, tem o potencial de auxiliar também na formatação dos programas individualmente.


Além disso, utilizar-se desta ferramenta implica em maior facilidade na criação de conteúdo otimizado para a sua audiência. Com o seu público enviando as pautas, você não só reduz a carga de curadoria de conteúdo, como automaticamente desfruta de um conteúdo otimizado para o perfil do público.


Um uso muito popular para este recurso é, por exemplo, em programas de notícias ou trânsito. Os usuários podem enviar suas próprias notícias, eventos, áudios e imagens, contribuindo para a riqueza de informações e relevância do programa.


Por isso, determine com clareza quais serão os espaços de participação do público e planeje a divulgação deste sistema. Utilize a criatividade para que o seu público participe de forma interessante na programação.


E não tenha medo de ter baixo retorno incialmente! A interatividade é um recurso desejado por todas as audiências e tende a escalar de volume conforme os espectadores começam a participar.

Realize entrevistas e enquetes


O aplicativo também pode ser muito útil para a realização de entrevistas e pesquisas. Contudo, embora estes conteúdos pareçam similares e possam ser criados com praticidade pelo WhatsApp, é importante notar que devem ser realizados por mecanismos diferentes.


Gostando do artigo?
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog.

 


Assim, para uma entrevista, você não apenas pode utilizar os recursos do app, como também para fazer contato em tempo real com o entrevistado, a baixíssimo custo. Ele possibilita que a sua audiência envie perguntas para o entrevistado durante a matéria.


Já para a condução de pesquisas, você pode solicitar que sua audiência responda perguntas sobre a programação ou qualquer outro tema. Inclusive, pode ler ou exibir algumas das respostas no ar para valorizar o seu público.

Crie promoções para fidelizar e valorizar sua audiência


Além de todas as estratégias acima, você ainda pode usar o app para gerenciar promoções. Isto é especialmente interessante quando fizer ações de curta duração, que aconteçam ao longo de um dia ou durante um programa por exemplo.


Assim você interage com a sua audiência e a mantém conectada com o seu programa até o fim. Você pode fazer isso divulgando a promoção durante o programa e ao final sortear brindes para os participantes que enviarem mensagens.

Comece a utilizar o WhatsApp a seu favor agora mesmo!


Como você viu, o WhatsApp oferece diversas possibilidades de aumentar a interação com a sua audiência. O potencial de uso desta ferramenta está limitado apenas pela sua criatividade!

Mas lembre-se de estruturar bem sua estratégia para uso da ferramenta. Ao divulgar o recurso, é fundamental que você disponha de uma estrutura mínima para atender às requisições do seu público.

Quer conhecer mais estratégias para otimizar sua Web rádio ou Web TV? Veja os outros artigos do nosso blog!

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário