Receba notícias, dicas e materiais para ter uma
rádio online ou web tv de sucesso!

 
 

5 estratégias que vão te ajudar a atrair mais ouvintes para a sua rádio online

5 estratégias que vão te ajudar a atrair mais ouvintes para a sua rádio online
Parece uma tarefa difícil, mas é possível, sim, conquistar mais ouvintes para sua rádio online. É seguir uma lista de estratégias simples e práticas, as quais você pode começar a aplicar hoje mesmo.

Se você está no mercado de rádios e quer saber mais sobre como impulsionar e dar mais visibilidade para seu negócio, esse post é para você! Confira 5 estratégias que vão te ajudar a atrair mais ouvintes para a sua web rádio.

Muitos pensam que as rádios são coisa do passado. Mas essas pessoas se enganam seriamente. Com os avanços tecnológicos e com o desenvolvimento da internet, o mercado de streaming, rádios e TVs online tem crescido a cada dia.

O problema é que, com o aumento das migrações das rádios tradicionais (AM – FM) para a internet, também se aumenta a concorrência. Com isso, donos de rádios acabam por ter que competir pela audiência. Mas, calma, nem tudo está perdido!

Seguindo algumas estratégias básicas, você consegue deixar sua rádio mais atrativa, de modo a fornecer um conteúdo com cada vez mais qualidade e conquistando mais e mais clientes.

Vamos às estratégias!

1. Conheça o perfil dos seus ouvintes


Antes de mais nada, ao selecionar o conteúdo a ser transmitido em sua rádio, você precisa determinar o perfil dos seus ouvintes. De preferência, algo que não seja muito amplo.

Por exemplo, não é muito eficaz pensar em um público alvo de 6 anos até 80 anos de idade, que estão em fases muito distintas da vida. É claro que você tem seu público alvo, e, ainda, pode afunilá-lo um pouquinho mais.

Então, para que se garanta um alcance mais efetivo é importante segmentar o público que ouve a rádio. E essa segmentação pode ser feita por meio de personas.

Entenda: a persona é como se fosse a personificação de um ouvinte ideal. O público-alvo é um conceito mais amplo, já a persona é uma especificação dentro desse grupo.

Para elaborar as suas personas, defina nome, idade, estado civil, características físicas e psicológicas, emprego, grau de escolaridade, onde reside, gostos, ambições, formas de acesso à internet e outros quesitos que você achar pertinente para a elaboração desse personagem.

Feita a persona, você já tem um perfil do seu ouvinte ideal, sabendo como se comunicar e como transmitir seu conteúdo geral. Isso porque é a persona que irá definir a linguagem abordada, as grades de horários, os convidados da programação e outros.

2. Faça um questionário e envie para seus ouvintes


Essa estratégia é perfeita para você adequar sua persona e compreender melhor seu público.

Com os questionários em mãos, você atenta às preferências do público, quem ele é e perceber se o conteúdo já transmitido, de fato, tem agradado os ouvintes, identificando o que pode ou precisa ser aprimorado e o que deve ser deixado de lado.

Além de identificar melhor o público que você tem e que tipo de conteúdo pode passar a ser transmitido, com os questionários você identifica o tipo de linguagem a ser usada durante a programação. Isso é muito importante! Um programa mais voltado aos jovens terá uma linguagem diferenciada que a de um programa focado em atrair por pessoas mais velhas.

3. Invista nas redes sociais


Uma forma de aumentar seu público, sem dúvida, é aumentar as interações por meio das redes sociais. Elas também irão fornecer dados do tipo de público que mais se sente atraído pela sua rádio. Contudo, é mais uma forma de divulgar a programação e expandir ou ouvintes.

Crie contas em redes sociais diversas, de forma a ampliar as possibilidades de interação. E, claro, conheça cada rede social para compreender como funcionam esses canais de comunicação, como se dá a interação em cada tipo de rede e como cada público deve ser atendido.

Uma dica: críticas podem surgir, responda os questionamentos e as críticas sempre com respeito e profissionalismo. Afinal, as publicações ficarão expostas por um bom tempo, e qualquer um que acessá-las poderá ver como você tem tratado seus seguidores. Uma boa imagem é tudo!

Por fim, faça um planejamento das publicações, mantendo as redes sociais sempre ativas. Caso seja possível, é interessante ter uma equipe destinada a cuidar dessa parte, garantindo as eficácias das publicações e bom diálogo com o público.

Gostando do artigo?
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do nosso blog.

 


4. Desenvolva um aplicativo


Parece trabalhoso, mas, com pessoal capacitado para isso, você consegue elaborar um aplicativo para sua rádio. Assim, os ouvintes poderão acessar a programação sempre e de onde quiserem.

Com o tempo, você pode fornecer diferenciais em seu aplicativo, personalizá-lo e deixa-lo cada vez mais prático e funcional. Uma boa tática é criar um canal, um fórum ou uma comunidade para que os ouvintes troquem ideias. Pense em recursos que sejam condizentes com seu público e atrativos aos ouvintes para mantê-los cada vez mais conectados à sua rádio. Até porque, quanto mais tempo eles passam na rádio, mais audiência para você!

5. Elabore um blog


Soa um pouco demais, mas ter um blog é uma forma de alimentar conteúdo. Dependendo do tipo de conteúdo transmitido em sua rádio, é interessante ter um canal para se ler sobre os assuntos mais centrais. Além disso, é mais uma forma de divulgação, pois um leitor pode passar a conhecer a rádio ao se interessar por um artigo que viu no blog.

Uma outra tática que entra nessa estratégia é repassar alguns conteúdos que foram transmitidos para um texto escrito. Por exemplo, uma entrevista com uma personalidade, que rendeu muitas críticas positivas por parte dos ouvintes, pode ser transcrita e publicada no blog.

Os ouvintes vão poder conferir novamente, mas por uma nova forma de comunicação, e você mantém a página da rádio ativa e com um conteúdo bastante atrativo, inclusive para futuros ouvintes.

Esses são alguns passos que sugerimos e que, com certeza, aumentará o engajamento da sua rádio. Perceba que todas as estratégias elencadas são sempre voltadas para os ouvintes, pois são eles que irão garantir a audiência da rádio. Sem um público, não existe rádio online, tenha ele sempre em mente!

    Compartilhe esse artigo

Deixe seu comentário