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10 formas de conseguir anunciantes para a sua rádio

10 formas de conseguir anunciantes para a sua rádio

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O rádio é uma mídia única, dinâmica e com grandes vantagens para os anunciantes. Mas será que eles sabem disso? Você sabe como atrair patrocinadores para o rádio, e, especificamente, para a SUA rádio? Apesar de não ser uma tarefa fácil, é perfeitamente possível ter uma rádio lucrativa e com bons – e fiéis – anunciantes. Por isso, separamos para você 10 dicas sensacionais de como conseguir patrocinadores para as suas atrações de rádio. Confira!

1 – Conheça o seu público

Uma empresa de comunicação precisa saber quem é o seu público desde o momento em que abre as portas. Segmentar a audiência é essencial para definir a linguagem, a identidade da comunicação, a grade de programação e quem poderão ser os potenciais anunciantes.

2 – Direcione a sua programação

Depois de definir quem é o seu público, o próximo passo é criar um conteúdo atraente para a sua audiência. Tem uma rádio sobre esportes? Crie programas com bom humor e foco na interatividade. Seu direcionamento é para o público gospel? Aposte em uma grade voltada para toda a família, com programação leve e muita música. Esses são apenas exemplos, e cabe a você oferecer o conteúdo que o seu público quer e, talvez, algo a mais.

3 – Tenha um padrão de qualidade para o seu conteúdo

Aqui a questão é manter o público ligado na sua rádio. Claro, é preciso ter bons comunicadores para engajar o público, mas a rádio deve ter uma proposta coerente que guie cada spot, chamada e jingle que for ao ar. Qualidade é mais que programas bem produzidos e com um som adequado. Também é o desenvolvimento de boas práticas, disciplina e ética profissional nos conteúdos veiculados. No fim das contas, a qualidade chama audiência e os bons números atraem os anunciantes.

4 – Amplie a sua comunicação através das redes sociais

As redes sociais, especialmente o Facebook, o WhatsApp e o Youtube, são bons veículos para atrair mais audiência e interagir com o seu público. Além disso, são fóruns de ampliação dos debates, permitem criar identificação entre os comunicadores e a audiência, pode ser um canal direto para participação do público na programação e servem como indicadores da relevância social da sua rádio.

5 – Consiga anunciantes a partir do seu conteúdo (e não o contrário)

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Como dissemos anteriormente, uma programação de qualidade atrai o público e isso atrai anunciantes. Parece óbvio, mas muitas rádios Brasil afora pautam o seu conteúdo pelas vontades dos patrocinadores, criando programas de baixa qualidade ou com interferências exageradas. Isso é um erro capital, e deve ser evitado a todo custo. Queimar uma faixa de programação por um anunciante que pode abandonar a parceria no mês seguinte pode ser extremamente danoso para os seus índices e para a sua relevância.

6 – Seja amigo das agências

Estar em contato com as agências de publicidade é um fator fundamental para a captação de anunciantes. Em grande parte das ocasiões, são as agências que direcionam os anunciantes aos veículos, por isso cabe a você estabelecer um relacionamento com as empresas de publicidade, mostrando como a sua rádio pode ser relevante para os clientes deles. Isso pode ser feito de várias formas: através de relatórios de audiência, dados de engajamento nas redes sociais, resultados de campanhas bem-sucedidas da sua rádio, a contratação de algum comunicador com uma grande base de ouvintes fiéis, entre outros.

7 – Invista em publicidade e marketing digital

Se a sua rádio pretende ser “top of mind” das agências de publicidade assim que a verba da campanha cai na conta, é preciso muito mais do que tomar um cafezinho com o profissional de mídia. Aqui, dois ditados caem como uma luva: “quem não é visto não é lembrado” e “para fazer dinheiro é preciso investir dinheiro”. Em outras palavras, a importância de um veículo de comunicação passa diretamente pela presença constante da sua marca, da sua empresa e dos seus comunicadores na vida das pessoas. Por isso, é fundamental investir em publicidade, criar conteúdo em outras plataformas que direcione o público para a sua rádio e interagir com os espaços que o seu público frequenta de formas criativas.

8 – Seja relevante

Muito tem se discutido nos últimos vinte anos sobre a relevância do rádio enquanto mídia. A agilidade e a facilidade do consumo permitiram ao rádio desafiar os profetas do apocalipse que diziam que ele não sobreviveria ao século 21. Mas a importância do rádio ainda é evidente até hoje, e os seus comunicadores ainda tem muito a dizer. Ser a fagulha que dá início às conversas diárias das pessoas é a meta de toda empresa de comunicação, e esse deve ser o objetivo de toda rádio. Por isso, invista em jornalismo, em opiniões provocativas, em conteúdos inovadores. A conquista da relevância permitirá que o rádio sobreviva aos podcasts e diversas outras novas formas de consumir conteúdo, ao mesmo tempo em que renova a audiência.

9 – Inove!

Falando em renovar a audiência, o rádio precisa criar programação para renovar o público. Esse é um dos maiores desafios para qualquer meio de comunicação, e não é fácil, mas é possível. A cultura dos influenciadores digitais proporciona uma oportunidade de diálogo entre a internet e o rádio. É preciso pensar fora da caixa, trazendo comunicadores de outros meios para o rádio para discutir assuntos diferentes do combo política + humor escrachado de sempre. A inovação é a chave para a renovação do público, e o humor, o jornalismo e, por que não, o drama, podem dar uma sacudida no marasmo de muitos produtores de conteúdo, atraindo anunciantes que as rádios dificilmente tem acesso atualmente.

10 – Venda ideias

Por fim, uma excelente estratégia para atrair anunciantes é defender ideias e ser coerente. A criação de uma linha editorial que seja sustentada na programação vai possibilitar novas oportunidades para a sua rádio. Patrocinadores alinhados com a linha ideológica da sua empresa de mídia podem ficar mais propensos a anunciar com você. Além disso, a segmentação do público permitirá uma identificação ainda maior entre o conteúdo e os seus anunciantes.

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